Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O MEIO AMBIENTE E O “MEU AMBIENTE”: introdução aos conceitos de biodiversidade na educação básica.
Janaina Silva, Jaqueline Silva, Claudice Fátima Martins, Izabel Aparecida Assis, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, Jaqueline Carlos Funayama

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


Socializar biodiversidade na educação básica é um grande desafio, pois os alunos têm idealizado que biodiversidade ocorre em florestas, distante da sua região tendo importância somente nesses locais. O projeto “conhecendo o meu ambiente” foi realizado na E. E. Cesário Coimbra para 130 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental com o objetivo de demonstrar aos alunos a biodiversidade existente no meio em que estão inseridos, suas interações e importância. Os alunos foram levados a um jardim e, após uma conversa sobre a temática, iniciaram a atividade de registrar os seres vivos que encontrassem. Os alunos começaram inicialmente a caminhar pela praça do jardim anotando as espécies e, logo já estavam vasculhando por todos os cantos. Os estudantes conseguiram perceber também as relações entre as espécies quando, por exemplo, encontravam insetos nas flores. Foi observado pelos alunos diversas árvores, fungos, insetos e mamíferos. Após essa procura, todos compartilharam os nomes dos seres vivos encontrados. Aproveitou-se essa discussão para compreender a função das espécies registradas e relaciona-la a sua contribuição para o meio ambiente.  Finalizando, pedimos aos alunos que fizessem um pequeno texto falando o que compreendiam sobre biodiversidade. O conteúdo foi bem recebido e assimilado pelos alunos, uma vez que se dedicaram a procura e, na leitura dos textos foi possível ver a absorção do conteúdo, pois as falas evidenciavam a importância de se conservar o meio ambiente.


Texto completo: PDF