Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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INTRODUÇÃO DE COLEÇÃO FRUTÍFERAS NO INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS - CAMPUS MACHADO
Carlos Henrique Botazini

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


Introdução

De origem asiática, as plantas cítricas foram introduzidas no Brasil pelas primeiras expedições colonizadoras, provavelmente na Bahia. Entretanto aqui, com melhores condições para vegetar e produzir do que nas próprias regiões de origem, as citrinas se expandiram para todo o país.

A fruticultura pode ser conceituada como sendo o conjunto de técnicas e práticas aplicadas adequadamente com o objetivo de explorar plantas que produzam frutas comestíveis, comercialmente.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas frescas, com uma produção anual estimada em mais de 43 milhões de toneladas. A base agrícola da cadeia produtiva das frutas abrange 2,3 milhões de hectares, gera 5,6 milhões de empregos diretos, ou seja, 27% do total da mão-de-obra agrícola ocupada no país.

Em Minas Gerais a área de produção de frutas é em torno de 107 mil hectares, ocupam aproximadamente 112 mil hectares. As principais frutíferas cultivadas no Brasil, em termos de valor da produção, são laranja, banana, uva, abacaxi, mamão, coco, maçã e manga. Uvas, melões, mangas, maçãs, bananas e mamões papaia são as principais frutas in natura exportadas. Portanto, a fruticultura se apresenta como excelente alternativa de emprego e renda ao produtor rural, diversifica a produção, alta produtividade por área, possibilita produção em diferentes períodos do ano entre outros.

Resumo

Foi levantado uma aérea no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Machado para implantação de fruticultura avaliando a influencia  de calcário,  nos tópicos de avaliação, parte radicular, parte aérea e produção e correção do solo via anasile do solo. Visando também a melhoria para estudos dos alunos com um setor.

O calcário são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio.

Para elevar a produtividade, que traga lucro para o produtor, é necessário, primeiramente, conhecer os níveis de nutrientes do solo. Para isto é preponderante realizar uma análise do solo.

Para a escolha da área a ser implantado o pomar, a mesma deve estar de acordo com as leis de preservação ambiental, com destaque para cuidados com a proteção das nascentes, flora e fauna local, além de atender às recomendações técnicas para os citros.

O preparo do solo deve seguir as práticas conservacionistas. Recomenda-se a subsolagem que pode ser realizada em área total ou no sulco de plantio, em substituição a aração e gradagem. A subsolagem ou não em área total vai depender do estado do solo.

Pomares cítricos a serem implantados em área onde previamente existia elevado tráfego de máquinas e na renovação de pomares velhos e improdutivos geralmente necessitam de subsolagem total. Necessário adicionar nesta etapa os corretivos e fertilizantes quando demonstrada a necessidade através da análise de solo.

No Trabalho em questão foram realizados tratos culturais simples, com um preparo de solo usando a subsolagem, que foi substituída pela aração e gradagem. Foi realizado analise de solo no momento do plantio e houve correção do solo.

Também foi feita a realização de trato cultual de cobertura vegetal que protege o solo da degradação por partes de vários agentes.

A cobertura vegetal protege o solo do impacto das gotas de chuva e irrigação que provocam dispersão de partículas, mais tarde arrastadas pela enxurrada, do trânsito de máquinas, reduzindo seu efeito sobre a compactação.

O produtor deve manejar melhor o mato, evitando concorrência pelos fatores de produção como a água, explorando também, seu efeito benéfico como cobertura no período das chuvas. Na época seca o mato deve ser mantido, preferencialmente, roçado baixinho, minimizando sua concorrência por água com os citros.

Na maioria dos pomares não há adubação e, consequentemente, as produtividades são baixas.

Matérias e Métodos

O projeto teve inicio no mês de setembro de 2013, em uma aérea cedida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Machado, sendo tal situada em clima tropical de altitude.

Inicialmente os alunos presentes no projeto havia poucos conhecimentos sobre a aérea de Fruticultura.

Para manejo de tratos culturais foram feitos aquisição de equipamentos como: Enxadas, Carrinho de mão, Foice, Enxadete, Peneira¸ Tesoura de Poda.

As mudas foram adquiridas em um viveiro da cidade de Machado-MG.

As plantas introduzidas foram Laranjeiras - Pêra (Citros sinensis), que se adapta-se facilmente a diferentes climas. Menor que as outras laranjas, a pêra tem um sabor levemente doce, ideal para o preparo de sucos ou para o consumo natural.

As mudas adquiridas chegaram precose para o plantio, com isso houve um atraso na sua avaliação. Houve também influencia em questão da estiagem na região.

Insumos adquiridos foram N, P, porem aplicadas em pequenas dose pois as quantidades desses elementos são dependentes do estagio de desenvolvimento da planta (formação ou produção). Pois plantas em formação devem receber maior atenção quando ao fornecimento de P, Ca e N.

As dosagens foram aplicadas em dois momentos sendo no primeiro após o plantio no final do mês de Fevereiro de 2014 e a outra parte no segundo momento em Maio de 2014.

Foram analisados dois tratos culturais sendo um com aplicação de calagem e correção dos nutrientes apresentado na analise de solo e outro sem aplicação de calagem e sem correção.

Preparado o terreno forma abertos covas para que elas fossem arejadas internamente. Estudos mostram que terrenos fertis não há necessidade ou que a cova não precise ser tão grande. A terra retirada foi posta ao lado com dois montantes. Um com terra retirada da superfície e outra com a do fundo.

A distancia entre covas foi estabelecido conforme cada espécies exige para seu plantio. As covas podem ser abertas em forma de quadrados, retangular, triangular e hexagonal. Foram abertas covas quadradas levando em consideração exigência de cada espécie. No caso da laranja pera 7 x 4.

Depois de um descanso de 7 dias as mudas foram implantadas sendo 6 covas com tratos culturais com calagem e correção do solo e 6 sem tratos culturais.

 

Resultados e Discussões

Dentre questões a serem avaliadas sobre as plantas observou-se parte aérea, parte radicular das plantas. Porem devido ao pequeno porte das espécies e pouco tempo de idade, não foi constatado diferenciação entra diversos tipos de manejos e tratos culturais, sendo necessária maior idade para tal avaliação.

Em uma pequena avaliação visual com ajuda de alunos do curso de Engenharia Agronômica houve um ligeiro desenvolvimento radicular das plantas com tratos culturais com calagem e correção.

Para tanto, um estudo sério no setor se faz necessário, pois quando maioridade plantas demostrarão características melhores e resultados com maior exatidão.

Com tudo o intuito principal do projeto já houve resultado, que é a implantação de coleção frutífera no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Machado.

Conclusão

Conclui-se que a fruticultura introduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Machado, ainda não pode apresentar resultados, devido, a idade das plantas, porem foi satisfatório a implantação do setor.

Agradecimentos

Ao IFSULDEMINAS - Câmpus Machado, aos funcionários, e aos alunos.

 


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