Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO CIRCO DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE DE ENSINO EM GUAXUPÉ – MG.
Erik Vinicius de Orlando Dopp, Wedson Guimarães Nascimento

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


Quando nos deparamos com termo “Educação Física”, somos logo submetidos a pensamentos que nos levam a imaginar uma educação do físico por meio de exercícios, jogos, competições e principalmente pela prática esportiva. Tratava-se da ginástica, quando dita pelos mais velhos ou como dito pelos nossos alunos mais novos,brincar ou o simples prazer de sair da sala. Porém assim como qualquer outra disciplina, a educação física também é detentora de conteúdo e necessita de seu espaço para sua prática dentro do ambiente escolar. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) os conteúdos da educação física são divididos em três blocos, sendo eles: Esportes; Jogos, lutas e ginástica; atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos do corpo. As artes circenses estão inseridas como contexto nas atividades rítmicas e expressivas, sendo então um conteúdo bastante relevante a ser trabalhado na escola. Com análise do CBC (Conteúdos Básicos Comuns, 2006) do estado de Minas Gerais, as artes circenses é um conteúdo contemplado no ensino médio, mais exatamente no Eixo III que estão envolvidas a ginástica geral, localizada e de academia, além da caminhada. As práticas circenses então dispostas nos temas complementares, junto à ginástica aeróbica e ginástica artística.

Baseando então nas falas anteriores, é necessário considerar a escola como um ambiente onde o aluno tenha os subsídios necessários para aprender, e se apropriar ao máximo, experiências cognitivas e motoras que possibilitem a diversificação e reconhecimento dentro desse local e também se afirma que o circo é parte integrante da produção cultural e artística, que ao longo do tempo influenciou nos modos de produzir e agir com relação aos modos de fazer arte, sendo caracterizado como um fenômeno sociocultural. O estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, feita a partir de aplicação de questionário a cerca do conteúdo circo nas aulas de educação física da rede de ensino da cidade de Guaxupé – MG. A amostra é composta de 7  professores de educação física atuantes em escolas públicas da  cidade de Guaxupé - MG, graduados dentro do período de 1986 a 2012. A escolha da amostra se deu pelo fato de não conter muitos estudos envolvendo o tema abordado na população escolhida, sendo estes docentes já atuantes nas escolas. O instrumento de pesquisa é um questionário com 8 questões de múltipla-escolha usado por Pilato (2010) em seu trabalho de conclusão de curso seguido de algumas alterações. O motivo pelo qual houve a escolha do questionário é por abordar, de forma abrangente, o conteúdo circo nas aulas de educação física escolar e o posicionamento dos professores acerca do desenvolvimento do tema. É importante lembrar que nas questões 2, 5, 6 e 7, os professores poderiam marcar mais de uma alternativa, respondendo da melhor forma a realidade das suas aulas.É dessa forma que o trabalho tem como objetivo principal identificar o conhecimento dos professores de educação física da cidade de Guaxupé, sobre o conteúdo circo e seu desenvolvimento nas aulas de educação física nas escolas públicas, Municipais e Estaduais do município e gerar como conseqüência no objetivo específico, o incentivo e motivação à iniciativa da inclusão das artes circenses dentro do contexto da educação física escolar.


Texto completo: PDF