Última alteração: 2014-10-07
Resumo
Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000) foram produzidos vários textos curriculares onde percebemos claramente um diálogo com as demandas do mundo do trabalho, preconizando eixos didático metodológicos como a contextualização e a interdisciplinaridade para as práticas curriculares. No IFSULDEMINAS, os cursos de nível médio possuem um currículo integrado, onde pressupomos discussões interdisciplinares entre as áreas propedêutica e técnica e os vários grupos de professores. Apresentamos aqui algumas reflexões originadas em uma prática cotidiana em sala de aula que gerou um minicurso apresentado na Semana Tecnológica ocorrida no Câmpus Inconfidentes em 2014. Naquele momento foi proposto que estudantes de diversos cursos discutissem acerca de um tema específico – Construções Rurais – possibilidades de interdisciplinaridade. Os depoimentos dos estudantes são analisados sob a perspectiva de Narrativas, onde Rosa et al (2011), apoiados em Benjamin (1994), ou seja, na forma de Mônadas, trabalham as tensões e possibilidades de significação das experiências narradas. Encontramos vestígios de múltiplas interpretações e relações entre o tema Construções Rurais com várias áreas do conhecimento bem como os cursos aos quais os estudantes fazem parte.