Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS APLICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: Perspectiva de alunos e da docente no Ensino Médio.
João Henrique Coelho, Rafael Castro Kocian, Erica Cristina Costa, Ricardo Furlan Nicolucci, Tiago Henrique Pedrosa

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo verificar quais os conteúdos foram trabalhados nas aulas de Educação Física das salas de 3º ano de uma escola publica durante o primeiro semestre do ano de 2014 na perspectiva dos alunos e da respectiva docente. A amostra foi composta por 38 alunos, com a idade variando de 16 a 19 anos, sendo que estes foram selecionados aleatoriamente entre meninos e meninas. Para a coleta de dados os participantes da pesquisa responderam um questionário sobre o aprendizado e o ensino, respectivamente nas aulas de Educação Física. As principais respostas dos alunos foram: Esportes; Ginásticas e danças; Musculação; Conhecimentos Corporais; Jogos e Brincadeiras; Sem conteúdo; enquanto a professora respondeu que ensinava Modalidades esportivas, Ginástica, Conhecimento sobre o corpo, Musculação, Recreação e Esportes. Nota-se que houve coerência na maioria das respostas entre alunos e professora, contudo verificou-se a predominância ainda das modalidades esportivas, na pratica, enquanto na teoria ela traz outros conceitos. Esse trabalho se torna um referencial para futuros docentes, para analisar esta situação e saber como organizar seu plano de ensino sem restringir o aluno das imensas possibilidades que a Educação Física constitui-se.


Texto completo: PDF