Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE FOLIAR COM USO DE TERMÔMETRO A INFRAVERMELHO COMO INDICATIVO DO ESTRESSE HÍDRICO.
Danilo Anderson Silva, Lucas Reis Heni Madeira, Rita de Cássia Ferreira e Silva, Arionaldo Sá de Sá Júnior

Última alteração: 2014-10-01

Resumo


Uma das dificuldades encontradas pelos agricultores irrigantes consiste na determinação da lâmina ideal e o momento correto para o fornecimento de água a cultura. Deste modo, objetivou-se com este trabalho avaliar a utilização da termometria a infravermelho no auxilio do manejo da irrigação em ambiente protegido. A cultura objeto de estudo foi o couve brócolis (Brassica oleracea L. var. Italica), híbrido BRO68 tipo inflorescência única. Para identificação do possível estresse hídrico ao qual a cultura foi submetida, foram realizadas leituras diárias da temperatura da superfície foliar da cultura com o termômetro a infravermelho. Os resultados permitiram observar que as plantas submetidas ao tratamento de reposição de 50% da ETo, houve elevação da temperatura da superfície foliar (Tsf). Todavia, não houve comprometimento da produtividade. Para efeitos de manejo da irrigação pôde-se concluir que a Tsf deve ser sempre menor que 3°C em relação à temperatura do ar.


Texto completo: PDF