Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O ATLETISMO COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO EJA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE.
Dayvid Silva Celso

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


O estudo relata a intervenção dos alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, bolsistas do PIBID em uma escola estadual da cidade de Muzambinho-MG, onde o tema do projeto é gênero e sexualidade, os membros do projeto foram divididos em quatro grupos compostos por seis pibidianos um voluntário e um supervisor. O objetivo do trabalho é analisar como o atletismo pode ajudar na conscientização dos alunos do EJA ( Educação de Jovens e Adultos) em relação ao gênero e sexualidade. Foram ministradas quatro intervenções nas salas do EJA e uma finalização sendo um festival de corrida na pista de atletismo da Instituição onde todos relacionavam o atletismo com o gênero e sexualidade. O trabalho teve como resultados a melhora da participação dos alunos nas aulas de Educação Física na escola e o atletismo se firmou como uma ferramenta pedagógica para conscientização dos alunos em relação ao gênero e sexualidade. Concluímos ao final da pesquisa que o atletismo unido com as conversas no fim das aulas foi uma boa ferramenta para atuar na conscientização dos alunos do EJA em relação ao gênero e sexualidade, vendo uma mudança significativa na opinião dos alunos em relação ao tema, se comparado o inicio das intervenções com o fim da finalização do conteúdo.


Texto completo: PDF