Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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Uma abordagem metodológica de Ginásticas no ensino médio e as relações de gênero e sexualidade: relato de experiência do PIBID Educação Física/ IFSULDEMINAS
Tulio Henrique Silva, Nara Rachel Cardilo, Rodrigo Granado Rueda, Mateus Camargo Pereira, Rafael Castro Kocian

Última alteração: 2014-09-26

Resumo


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O seguinte trabalho relata as experiências dos pibidianos do subprojeto Educação Física do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – campus Muzambinho), realizado na própria instituição de ensino, no período de abril a junho do ano de 2014. Nosso grupo de trabalho contou com 8 pibidianos e o professor supervisor, este foi fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Realizamos a prática pedagógica, com alunos do 1º ano do Ensino médio integrado ao ensino técnico em agropecuária. Para a coleta de dados utilizamos diários de campo, filmagens e fotografias. Com um total de 63 alunos (23 meninas e 40 meninos) divididas em 2 turmas, foram realizadas 9 aulas com cada turma. Nas primeiras aulas de nossa intervenção realizamos o diagnóstico com as turmas e identificamos que os alunos não tinham dificuldades com o tema gênero e sexualidade. Após este diagnostico foi introduzido o conteúdo de ginásticas utilizando alguns objetos típicos como bolas, arcos, fitas, no intuito de proporcionar e vivenciar práticas que até então não eram habituais no trato pedagógico aplicado durante as aulas de educação física. As ginásticas influenciaram muito nesse processo, onde foi trabalhado o contato físico e atividades que até então, eram vistas somente como algo relacionado ao gênero feminino.


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