Última alteração: 2014-10-07
Resumo
O presente trabalho é um recorte da dissertação de Mestrado em Educação em andamento do autor, que tem como objetivo de investigação como se da o processo de formação de professores de línguas para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de uma universidade privada do sul de Minas Gerais e o que se espera de uma formação adequada para o seu uso, a partir de pesquisas bibliográficas de autores conceituados da área como Demo (1993) Lévy (1999) Leffa (2000, 2003, 2006), Valente (2008), Paiva (2007, 2011) e Hubbard (2006). O resultado da pesquisa, ainda preliminar, mostra que os alunos possuem acesso às Tecnologias em suas atividades pessoais, mas em conteúdos para sua formação não possuem uma informação sequer para a utilização das Tecnologias em atividades voltadas para a docência do ensino de línguas e confundem quanto ao seu uso, acreditando estas serem a salvação da educação ou a descaracterização do papel do professor, visto que as TDIC podem substituir o professor do seu papel central na busca de conhecimentos.