Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O Ensino da matemática nas décadas de 1940 a 1950 a partir do Arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes
Suellen Cássia da Silva, Melissa Salaro Bresci

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


O trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental a partir do projeto de pesquisa que inicio-se em 2011 com ênfase na higienização, organização, catalogação e, sobretudo, preservação do arquivo do IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes. A reconstrução da história da escolarização no Brasil é possível de ser feita a partir dos documentos produzidos pela escola, que são produzidos em seu cotidiano de diversas maneiras, muitos deles orientados através de uma legalidade de ações institucionais, outros como fotografias, bilhetes, jornais escolares, cadernos de alunos e entre outros, excedem as exigências legais, embora possuem determinadas diferenças, todos os documentos são produzidos por indivíduos em situações singulares, com ou sem intencionalidade, ou consciência de sua utilidade a priori ou mesmo a posteriori. Sendo assim são testemunhos da vida escolar, da cultura do período, das questões da época e do local em que foram produzidos. A análise em questão, partiu sobre as décadas de 1940 a 1950 através da disciplina de Matemática com o objetivo de compreender o processo de ensino nas primeiras escolas agrícolas originarias em núcleos coloniais, identificar os conteúdos matemáticos ministrados nas décadas mencionadas através da instituição em questão, compreendendo assim o processo de organização curricular na instituição e por fim relacionar as questões no campo da História da Educação, amparando-se a trajetória educacional no Brasil e consequentemente recontar a história da escolarização técnico/agrícola.


Texto completo: PDF