Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Educação Matemática e questões de gênero: Enlaces teóricos
Lucas Alves Lima Barbosa

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


A pesquisa aqui descrita é parte do trabalho de conclusão de curso do primeiro autor e pretende investigar as problematizações que podem ser feitas à Educação Matemática quando a relacionamos com questões de gênero. E, da mesma forma, investigar quais as implicações para o ensino da Matemática quando determinadas concepções de gênero encontram-se implícitas na prática docente. Às vezes nos deparamos com afirmações do tipo "meninos tem mais facilidade para aprender matemática do que meninas" ou "a mulher é muito emotiva e pouco racional", dentre outras, que podem trazer implicações para o ensino da Matemática. Apresentaremos parte do levantamento bibliográfico sobre a discussão desse tema, investigando de que forma as relações de gênero estão presentes no ensino da Matemática.


Texto completo: PDF