Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ETNOENTOMOLOGIA: Conhecimento popular sobre marimbondos nas comunidades do entorno do Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros, Norte de Minas Gerais.
Danielle Cristina de Pádua, Angela G. Brunismann, Marcos M. de Souza, Evando L. Coelho, Epifânio P. Pires

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


A etnozoologia tem como objetivo conhecer as interações e comportamentos humanos com grupos animais. Algumas espécies ou táxons são mal vistos pela população de uma forma geral, entre esses, as vespas sociais, insetos popularmente conhecidos como marimbondos. Nesse sentido o presente estudo teve por objetivo acessar o conhecimento popular das comunidades: Vila Pandeiros, Barra de Mandins, Quilombo e Angico, estabelecidas no Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros, norte de Minas Gerais, em regiões de Mata Seca. O trabalho foi conduzido de junho de 2014 a maio de 2015. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas a fim de obter a percepção local sobre os marimbondos. De uma forma geral as pessoas acreditam que os marimbondos são perigosos, normalmente as colônias são destruídas, o que mostra a necessidade de ações de Educação Ambiental junto a comunidade, afim de construir uma postura correta em relação a esses insetos.

 

Palavras chave: Vespas sociais, conhecimento empírico, educação ambiental


Texto completo: PDF