Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Avaliação preliminar da influência de fragmentos florestais sobre a nidificação de vespas sociais (Hymenoptera, Vespidae) em lavouras de Coffea arabica L. (Rubiaceae) no Sul de Minas Gerais.
Lucas Rocha Milani, Marcos M. de Souza, Evando Coelho, João Batista Dallo

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


O cafeeiro possui importância econômica significativa na região sul de Minas Gerais, mas essa monocultura afetou negativamente as florestas, levando-as a um processo de fragmentação, o que compromete as populações de inimigos naturais das pragas agrícolas associadas a essa monocultura.  As vespas sociais possuem grande potencial no controle biológico destas pragas, contudo ainda há poucas informações quanto a esses insetos no cafeeiro, portanto o objetivo desse estudo é avaliar a influência dos fragmentos florestais sobre a nidificação das vespas sociais na área de cultivo de café. O trabalho esta sendo realizado desde Janeiro de 2014 e deve finalizar em dezembro de 2015, nos municípios de Ouro Fino e Inconfidentes MG, totalizando 30 dias de coleta em dois cafezais, um associado a uma grande parte de fragmentos florestais e outro associado á uma área menor de fragmentos. Registrou-se até o momento 13 colônias de 10 espécies distribuídas em seis gêneros no cultivo associado a fragmento florestal (Área 01); e nove colônias de sete espécies distribuídas em três gêneros na área com menores fragmentos florestais (Área 02). Os dados obtidos preliminarmente mostram a ideia de que monoculturas de café associadas a fragmentos florestais influenciam positivamente na nidificação de vespas sociais.


Texto completo: PDF