Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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O CONTEÚDO LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A PERSPECTIVA DE PROJETOS: Transgredindo para uma educação profissional que diversifique, humanize e inove
Emanuela Francisca Ferreira Silva, Viviane Cristina Garcia de Stefani

Última alteração: 2016-02-01

Resumo


Em 2015 foi proposto o projeto “O conteúdo de Língua Portuguesa sobre a perspectiva de projetos: transgredindo para uma educação profissional integrada que diversifique, humanize e inove”. Dentre suas ramificações foi executado o projeto “Entre o real e o ficcional: o julgamento de Capitu” que contou com a participação de todos os alunos dos cursos integrados do Instituto Federal do Sul de Minas – Câmpus Poços de Caldas (cerca de 120 alunos). Foi desenvolvido um trabalho de parceria entre professoras de língua portuguesa, pedagoga e bibliotecária  com o objetivo de: propor  atividades que promovessem a formação do sujeito leitor na construção dos sentidos, pensando a língua não apenas a partir da estrutura linguística, mas também como meio de apreensão e manifestação dos sentidos, compreendendo o texto como materialização do discurso. Para tanto, utilizou-se como proposta o diálogo entre o texto literário e o texto jurídico, contando com a participação de servidores do câmpus que possuem a formação em direito, oferecendo aos discentes  condições reais da prática jurídica, levando-os a níveis mais elevados do conhecimento, sendo possível relacioná-lo à realidade social em que os atores sociais atuam, estimulando o protagonismo do aluno e sua autonomia intelectual, no intuito de refletir sobre a lógica jurídica. Esse projeto teve como objeto de pesquisa a obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis. É consenso entre muitos estudiosos de que há uma grande zona de interseção entre a análise do discurso e o ensino de literatura. Em pesquisas sobre o discurso não é possível determinar a especificidade do literário do ponto de vista linguístico e discursivo, porém, é inegável sua forma peculiar de inserção na cultura, na sociedade e na história. Essa mesa temática visa discutir e apresentar os resultados parciais deste projeto, demonstrando como um trabalho híbrido entre diversos setores de uma instituição pode proporcionar um ensino eficaz e inovador que busca construir um sujeito-leitor afinado com as novas políticas implantadas ao sistema educacional brasileiro, tendo a prática pedagógica baseada na concepção educacional sócio-interacionista, em que a educação é o lugar de produção do conhecimento de maneira crítica e concreta, em uma realidade sócio-histórico e pragmática discente. Com isso prevê-se que a prática pedagógica da leitura, de compreensão e construção de sentidos deve estar vinculada a esse princípio, uma vez que o texto enquanto objeto simbólico produz efeitos de sentidos e estão investidos de significância para os sujeitos e pelos sujeitos.


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