Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Programa de motivação da higiene bucal promovido pelo PIBID - BIOLOGIA IFSULDEMINAS em escola estadual na cidade de Machado, MG.
Jéssica Aparecida Pereira, Thaiani Borim da Silva, Michele Correa Freitas Soares

Última alteração: 2015-09-03

Resumo


A escola é considerada o local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, por facilitar a adoção de medidas educativas e preventivas de determinado tema. Dessa forma, os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), realizaram atividades preventivas e educativas de higienização bucal, em uma escola estadual da cidade de Machado, situada na região sul de Minas Gerais. Com o intuito de avaliar os hábitos de higiene bucal dos alunos. O projeto foi desenvolvido durante o mês de março de 2015, e desenvolveu atividades com 100 crianças de faixa etária de 10 a 15 anos. Durante o processo de conscientização, os assuntos abordados foram: saúde, doenças, hábitos saudáveis e higienização oral, além de técnicas para uma boa escovação dentária. Para tanto, utilizaram-se recursos visuais, como: slides, vídeos e ilustrações com modelos relacionados ao tema, afim de; despertar o interesse dos alunos. O resultado da pesquisa foi que os alunos apresentam um conhecimento prévio sobre o tema, mas não uma atitude prática de prevenção em relação às doenças bucais e sobre a importância de ir ao dentista e trocar a escova de dentes periodicamente.

Texto completo: PDF