Última alteração: 2015-12-15
Resumo
As intervenções educativas através de atividades lúdicas são importantes estratégias para o ensino e aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e deles com o professor. Desta forma, o presente trabalho busca uma alternativa para orientações das parasitoses pediculose e suas medidas profiláticas mediante o uso de jogos lúdicos para adolescentes de ensino médio. O jogo foi elaborado utilizando-se materiais de baixo custo, tais como cartolina, caixa de lápis de cor, cola, folhas de sulfite, régua. Após a confecção do jogo, procedeu-se a sua aplicação em uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos aprendeu os conceitos básicos sobre a sintomas, reprodução e profilaxia. Isso permite afirmar que a utilização de jogos didáticos pode contribuir para otimizar o processo ensino-aprendizagem em Biologia, possibilitando uma participação intensa dos alunos nas atividades propostas.