Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ESPESSURA NA MICRODUREZA E MICROESTRUTURA DA LIGA DE Ti-6Al-4V DE APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO.
Marcio Sangali Cristino Silva, Renato Chaves Souza, Marco Aurelio Slemer Pissinatti, Leandro Campos Vargas

Última alteração: 2015-10-07

Resumo


Este trabalho tem como proposta obter as diferentes microdurezas medidas em microdurômetro e as microestruturas através de imagens realizadas em microscópio óptico em alguns pontos da curva de tratamento térmico da liga de Titânio com 6% de Alumínio e 4% de Vanádio, com diferentes espessuras dos corpos de prova, após um tratamento térmico de solubilização, têmpera e revenimento e que fornece nesses pontos diferentes valores de dureza. O material foi fornecido pela EMBRAER S.A. como sucata derivada de rebarbas durante o processo de corte na forma laminada e recozida para fabricação de peças estampadas para aplicação estrutural por detrás da fuselagem de aeronaves, é de grande interesse determinar a forma dos grãos e compará-los com algumas propriedades mecânicas obtidas em ensaios e também com as de mesma natureza do Titânio puro, sendo esta já largamente estudada e utilizada, mas também substituída em muitos casos por esta nova liga de acordo com os resultados dos ensaios obtidos. Uma das propriedades mais importantes a ser considerada em ligas de titânio é aquela no qual pode o titânio ser trabalhado termicamente, devido a este conseguem um aumento considerável nas suas propriedades mecânicas.

Texto completo: PDF