Última alteração: 2015-10-21
Resumo
RESUMO
A temática do estudo consiste na avaliação das possibilidades do ensino do Atletismo a partir de novas tecnologias, como aplicativos e jogos on-line da rede mundial de computadores, buscando a construção de sequência pedagógica para que os mesmos jogos virtuais sejam praticados de forma real, estimulando assim nossas crianças e jovens a partir de vivências virtuais a conhecerem uma modalidade esportiva. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas na rede mundial de computadores e lojas virtuais de aparelhos do tipo smartphone com finalidade de encontrar jogos on-line gratuitos de Atletismo. A partir desta pesquisa estes jogos foram testados e foram criadas brincadeiras relacionando saltos, corridas e arremessos, habilidades básicas do atletismo. Por fim, pôde-se avaliar a transposição das práticas virtuais através dos jogos, para a realidade, por meio das brincadeiras e a viabilidade deste método para ensinar o Atletismo. Os jogos virtuais ajudam e facilitam o processo de ensino-aprendizagem, tanto na interface virtual como no ambiente real.
PALAVRAS-CHAVE: jogos virtuais; tecnologias; atletismo.