Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DO ATLETISMO A PARTIR DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DE JOGOS VIRTUAIS
Ana Carolina Gonçalves dos Santos Smargiassi

Última alteração: 2015-10-21

Resumo


RESUMO

A  temática  do  estudo  consiste  na  avaliação  das  possibilidades  do  ensino  do Atletismo  a  partir  de  novas tecnologias,  como  aplicativos  e  jogos  on-line  da  rede mundial  de  computadores,  buscando  a  construção  de sequência  pedagógica  para que  os  mesmos  jogos  virtuais  sejam  praticados  de  forma  real,  estimulando assim nossas  crianças  e  jovens  a  partir  de  vivências  virtuais  a  conhecerem  uma modalidade esportiva.  Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas na rede mundial de computadores e lojas  virtuais de aparelhos do tipo smartphone  com finalidade de encontrar jogos on-line gratuitos de Atletismo.  A partir desta pesquisa estes jogos foram  testados  e  foram  criadas  brincadeiras  relacionando  saltos, corridas e arremessos, habilidades básicas do atletismo. Por fim, pôde-se avaliar a transposição das práticas virtuais através dos jogos, para a realidade, por meio das brincadeiras e a viabilidade deste método para ensinar o  Atletismo. Os jogos virtuais ajudam  e  facilitam  o processo  de  ensino-aprendizagem,  tanto  na  interface  virtual como no ambiente real.

PALAVRAS-CHAVE: jogos virtuais; tecnologias; atletismo.


Texto completo: PDF