Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
SENSOR ULTRASSÔNICO DE PEQUENO PORTE APLICADO A BATIMETRIA
Rodrigo Aparecido Mariano, Mosar Faria Botelho, Michel da Solva Bezerra Terra

Última alteração: 2015-10-03

Resumo


O desenvolvimento de métodos de menor custo sem perca de qualidade para batimetria motiva a investigação do funcionamento do sensor HC-SR04 e a viabilidade de aplicar o mesmo a levantamentos batimétricos de baixa profundidade. O parâmetro avaliado é a acurácia das medidas, considerando seu comportamento no ar e com uma distância máxima de 2,5m. Percebeu-se a possibilidade da utilização desse sensor para maiores investigações unindo a batimetria convencional ao modelismo náutico remoto.

Em busca doO desenvolvimento de métodos de menor custo sem perca de qualidade para batimetria, este trabalho tem por objetivo testarmotiva a investigação do funcionamento do sensor HC-SR04 e a viabilidade de aplicar o mesmo a levantamentos batimétricos de baixa profundidade. O parâmetro que será avaliado é precisão a acurácia das medidas retornadas, considerando seuo comportamento deste parâmetro no ar e com uma distância máxima de 2,5m. Percebeu-se grandea potencialpossibilidade dae utilização desse sensor para maiores investigações unindo a batimetria convencional ao modelismo náutico remoto.


Texto completo: PDF