Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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MASCULINIDADES, FEMINILIDADES E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: análise de gênero sob a ótica discursiva de docentes matemáticos
Paula Inacio Coelho, Lucas Alves Lima Barbosa

Última alteração: 2015-09-28

Resumo


O questionamento central que se constitui como um disparador para as discussões aqui realizadas é: “Existem relações entre as concepções de gênero e o ensino da Matemática?”. Diante da “evidência” de que meninos possuem um rendimento matemático superior, o presente trabalho objetiva investigar as problematizações que podem ser feitas à Educação Matemática quando a relacionamos com questões de gênero, isto é, com as masculinidades, feminilidades e demais representações sociais que se alinham a esta perspectiva. E, também nesse sentido, pretende-se investigar quais os desdobramentos para o ensino da Matemática quando determinadas concepções de gênero encontram-se implícitas na prática docente. De fato, não é muito incomum depararmo-nos com afirmações do tipo "meninos tem mais facilidade para aprender matemática do que meninas" ou "a mulher é muito emotiva e pouco racional", dentre outras, que podem trazer certas implicações para o ensino da Matemática, como por exemplo a legitimação e a reafirmação de certas desigualdades já materializadas no âmbito social. No intuito de se problematizar tais afirmações que, de certa forma, podem acabar exercendo um papel fundamental na fixação de determinados binarismos concernentes às identidades de gênero, este trabalho apresenta uma discussão pós-estruturalista e investiga de que forma as relações de gênero estão presentes no ensino da Matemática por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores desta disciplina.

 


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