Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CLUSTER BEOWULF PARA FINS EDUCACIONAIS E DE PESQUISA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO IFSULDEMINAS-CÂMPUS MUZAMBINHO
Marcelo Fassbinder, Augusto Márcio da Silva Júnior

Última alteração: 2015-09-29

Resumo


A área educacional, de forma geral, tem se beneficiado da evolução da internet e dos computadores. De forma específica, considerando o aspecto acadêmico e de pesquisa, o número de dados coletados, armazenados e capturados em projetos de pesquisa é cada vez maior. Entretanto, certas atividades exigem um processamento de alto desempenho, em especial, aquelas realizadas durante as disciplinas de Sistemas Distribuídos e Programação Paralela, bem como pesquisas ciêntificas. Nesse contexto, considerando que super computadores são, normalmente, muito caros, e que instituições de ensino necessitam prover a alunos e docentes estratégias de baixo custo, este artigo teve como objetivo estudar os fundamentos de redes de computadores, programação paralela, a fim de implantar e avaliar um Cluster Beowulf tendo o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho como estudo de caso. Como resultados alcançados têm-se os passos principais utilizados nesta implantação, bem como as estratégias utilizadas para testar o cluster construído. Espera-se que tais resultados possam ser úteis à comunidade acadêmica do Câmpus Muzambinho.


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