Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
VIRTUAL E REAL: O ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS A PARTIR DE NOVAS TECNOLOGIAS
Beatris Alves Huhn, Rafael C. Kocian

Última alteração: 2015-12-15

Resumo


O presente trabalho traz resultados parciais de um projeto de pesquisa de iniciação científica aprovado junto ao IFSULDEMINAS/FAPEMIG. O objetivo, ao final do estudo, é criar propostas pedagógicas utilizando jogos virtuais com a prática do voleibol, trazendo vivências dos jogos em vídeo game, jogos online da rede mundial de computadores e jogos de aplicativos para celulares. Entretanto, esse trabalho visa trazer uma revisão de literatura levantada sobre o tema. O projeto como um todo vai trabalhar com uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para esse trabalho utilizamos uma revisão de literatura levantando dados em livros, periódicos da área, monografias, dissertações e teses. Como resultados, percebemos que os jogos tecnológicos e os ambientes virtuais podem ser utilizados pelos professores como uma forma de despertar o interesse de diversos alunos, bem como proporcionar algumas vivências que sejam mais complexas de se realizar. Entretanto, cabe destacar que é primordial que os alunos também sejam estimulados a vivenciar práticas de exercícios reais, transpondo o ambiente virtual.


Texto completo: PDF