Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
JOGOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Amanda Cristina Ferreira, Laísa Maria Ribeiro Pereira, Tayná Anacleto Grilo, Marcela Costa Rocha

Última alteração: 2015-09-25

Resumo


No presente trabalho é apresentada uma das atividades didáticas realizadas pelos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Computação, que abordou o tema “juros e porcentagens”. Tal atividade foi aplicada  durante as aulas de Matemática do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro. Por meio da observação direta nas aulas de matemática, foi proposto seguir a ideia da ludicidade. A atividade descrita consistiu em um jogo de trilha temático, o qual foi nomeado de “Heróis 100%”, baseado em alguns dos principais personagens de filmes e desenhos animados, objetivando que os alunos respondessem algumas questões sobre o conteúdo abordado. O jogo mostrou-se uma importante ferramenta metodológica para a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos por favorecem a motivação interna, o raciocínio, a argumentação, a interação entre os alunos e entre alunos e professores.


Texto completo: PDF