Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROBLEMATIZANDO OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES NO CONTEÚDO CIRCO: UMA TENDÊNCIA CRÍTICO-SUPERADORA COM O ENSINO FUNDAMENTAL II.
Aline Andrade Dos Santos, Gustavo Mello Garcez, Mateus Camargo Pereira

Última alteração: 2015-10-14

Resumo


O presente trabalho apresenta o relato de experiência de um grupo dosubprojeto educação física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação àDocência (PIBID) em uma escola estadual do Sul de Minas Gerais com alunos doEnsino Fundamental II. O relato se propõe a apresentar as discussões feitas por nós“Pibidianos” sobre relações de gênero e sexualidade através do conteúdo circo, maisespecificamente com atividades relativas à “corda bamba” e malabares, criandoumas práxis para essas atividades. Para coleta de dados foram utilizados de diáriode campo, filmagem das aulas e entrevistas com os alunos. Entendemos que ostemas transversais gênero e sexualidade precisam ser trabalhados na escola, e quea educação física possui um espaço privilegiado para esta abordagem. Com estetrabalho tivemos o intuito de levar o tema para as aulas visando desconstruirgenerificações e preconceitos quanto as sexualidades vigentes atualmente na nossasociedade patriarcal moderna.

Texto completo: PDF