Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Alfabetização e Letramento no conteúdo de Ciências na Escola Estadual Gabriel Odorico - MG
ANA CAROLINNE ABREU BOTELHO GUIMARAES, BRUNA CONTI CARMO, CINTIA RACHEL SILVA ZAMBALDE DOMINGOS, LUANA PRATEZI PENHA SILVA, TAYNA CRISTINA BAPTISTA, THAYNA CRISTINA FERREIRA GONÇALVES

Última alteração: 2015-09-16

Resumo


O presente artigo de caráter qualitativo consiste em expor as metodologias abordadas em sala que possibilita melhor alfabetização e letramento científico dos alunos no ensino fundamental II de uma escola pública do Sul de Minas Gerais. Utilizou-se uma análise através dos livros didáticos e os temas abordados no CBC (Currículo Básico Comum) para investigar o letramento do 6º e 7º ano, posteriormente foram construídos diversos caça-palavras voltados para o conteúdo de Ciências. Em segundo momento se desenvolveu mapas conceituais com intuito de aprimorar o conhecimento científico, como avaliação final os alunos construíram novos caça-palavras. Depois de realizadas as análises, os resultados obtidos mostraram que apesar das dificuldades encontradas pelos alunos houve aprendizado gradativo de terminologias e conceituações, contribuindo para o início do letramento científico.

Texto completo: PDF