Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DO ACERVO DOCUMENTAL INSTITUCIONAL: Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes
Flávia Barbosa Pereira, Melissa Salaro Bresci

Última alteração: 2015-09-08

Resumo


O presente trabalho desenvolveu-se a partir de um projeto de pesquisa de análise, higienização, organização e catalogação do arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. Compreende-se que análise de documentos e fotografias se constitui de um fértil campo de pesquisa na área de pesquisa em História da Educação. As escolas e todo âmbito educacional são permeadas por uma série de documentos e arquivos que oferecem informações fundamentais para o processo de análise e interpretação de relações sociais de cada período, os processos de ensino, a cultura escolar e por fim as História da Educação. Percebendo a importância da compreensão da educação e de sua história e a deterioração dos arquivos institucionais, a análise e conservação dos mesmos aparecem como fontes de pesquisa que contribui de maneira significativa para auxiliar pesquisadores da área de história da educação.


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