Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA GEOMETRIA PLANA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA.
Adriana Correia Almeida Batista

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


Este relato da experiência se refere a uma experiência formativa vivenciada por mim ao lecionar geometria plana para o primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. Ao assumir essa disciplina, me vi frente ao desafio de, além de lecionar os conteúdos referentes à geometria, contemplar aspectos práticos para propiciar aos futuros professores situações de sala de aula do ensino básico. Para tanto, propus uma prática que envolveu a elaboração de um plano de aula pelos licenciados, contemplando o ensino de ângulos para 6º e 7º anos. Além dos seminários apresentados como parte dessa prática, solicitei aos futuros professores que produzissem breves narrativas as quais pudessem registrar suas aprendizagens frente a esse processo.

Texto completo: PDF