Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM QUESTÃO: PERSPECTIVAS DOS DISCENTES
Letícia Gonçalves Souza, Stefanny Batista Santos, Mariana Zuanetti Martins

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


A monitoria é utilizada como recurso para fortalecer o processo de ensino- aprendizagem, além de proporcionar maior interação teórico prática. Diante isso, o objeto do estudo foi analisar as visões dos discentes sobre o programa. Participaram da pesquisa alunos do 1º e do 3º, além dos monitores de um curso de Educação Física. Ambos responderam questionários específicos. Para análise de dados, utilizou-se o software STATA para identificar as proporções entre 1º(grupo 1 ) e 3º (grupo 2) período nas questões de um a cinco, e foi adotado um p ≤ 0,05. Nas demais questões e no questionário dos monitores (grupo 3) utilizou-se análise de conteúdo qualitativa dos dados. De modo geral, ambos grupos demonstraram reconhecer a importância de um monitor no processo, mesmo que haja baixa freqüência destes nos horários de atendimentos. Os monitores, por sua vez, demonstraram entender que seu papel é fundamental na relação com professor , do que apenas com os alunos. Concluímos  portanto, que a monitoria além de auxiliar os alunos durante o semestre , proporciona ao monitor oportunidade de aproximação da carreira acadêmica.


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