Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE JOGOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS A UM SISTEMA DE TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES EM PROGRAMAÇÃO
Claudia dos Reis Silva, Ricardo J. Martins, Aracele G. de O. Fassbinder

Última alteração: 2016-11-03

Resumo


Uma forma de estimular o estudo de programação é através de maratonas de programação e para que os estudantes se preparem para essas competições existem repositórios online de problemas. Porém, esses repositórios não são amigáveis para estudantes que estão iniciando seus estudos, razão do desenvolvimento do sistema de recomendação de treinamentos para competições em programação Wise Coach. Porém para que esse sistema atenda plenamente às necessidades dos estudantes faz-se necessário aperfeiçoá-lo com técnicas que estimulem a aprendizagem. Este trabalho objetivou principalmente estudar, projetar e incorporar elementos de jogos e estilos de aprendizagem no contexto do Sistema Wise Coach, investigando como a Teoria de Estilos de Aprendizagem pode ser utilizada como estratégia na recomendação de objetos de aprendizagem personalizados, identificando quais técnicas de gamificação podem ser aplicadas no domínio de Sistemas de Recomendação Educacionais a fim de contribuir com a aprendizagem, motivação e engajamento de estudantes na aprendizagem de programação

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