Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
HISTORICIZANDO O ENSINO DO VOLEIBOL
Letícia de Paula Nascimento

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


O ensino das modalidades esportivas faz parte do processo pedagógico das aulas de Educação Física tanto no ensino básico quanto no ensino superior. Entretanto, a abordagem histórica é feita comumente sob uma perspectiva enciclopédica, baseada na exposição linear de datas e fatos. O presente trabalho compõe um projeto de extensão gerado no Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS (CEMEFEL) e assume um caráter qualitativo ao relatar a construção e aplicação de processos pedagógicos para o ensino do Voleibol a partir de uma abordagem sócio-histórica. Tal abordagem se deu após um levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais na área de Educação Física, seguido da elaboração de planos didáticos-pedagógicos os quais foram aplicados posteriormente em grupos voluntários de alunos do 1º semestre de graduação em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, tendo em vista primariamente a visualização de tal abordagem aplicada ao contexto dos Jogos Coletivos.

Texto completo: PDF