Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: um olhar a partir dos professores da área e gestores escolares
Renata Beatriz Klehm

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


Este estudo buscou investigar as concepções de Educação Física escolar segundo professores e gestores. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, investigando dois professores de educação física e dois gestores, sendo um professor e um gestor da rede pública estadual e os outros da rede particular de uma cidade do Sul de Minas. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas seguida de categorização dos dados após cada uma delas. Os resultados possibilitaram identificar que não há uma concepção hegemônica de Educação Física por parte dos professores de Educação Física e gestores pesquisados. No entanto, percebeu-se, pelo menos a nível de discurso, que a Educação Física na escola pública se mostra comprometida com o desenvolvimento integral do educando, priorizando a formação cidadã e integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola. Fato não observado na escola particular.

Palavras-chave: educação física; docentes; gestão; escola


Texto completo: PDF