Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Fernanda Gabriela Rezende Casagrande

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


Pouco se vê no ambiente escolar sobre dança; muitos professores justificam que não têm preparo com relação aos movimentos e às discussões geradas a partir da mesma. Porém, se trabalhada da maneira correta, tem um grande potencial de desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e cultural, estimulando ainda a criatividade e autonomia. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de estágio no Ensino Fundamental II, dando atenção também à visão dos estagiários sobre a intervenção, que tem como tema a dança.  A intervenção se deu em uma escola estadual, com 10 turmas de 7° a 9° anos, tendo 6 aulas com cada turma no total. Imagens, vídeos, movimentos de forró, axé, funk, criação de movimentos e danças,  Todas as atividades se deram com o intuito de estimular as várias capacidades da dança, mais autonomia para os alunos, de forma que todos tenham acesso á este conteúdo.  Para os estagiários, os pontos principais foram: perceber que não é necessário ter experiência específica para ensinar algo, que é necessário um bom planejamento para que a aula ocorra bem, oportunizar a criatividade e liberdade dos alunos, para que os mesmos possam se expressar corporalmente, sempre respeitando um ao outro. Palavras

Texto completo: PDF