Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E NA COLÔMBIA: UMA COMPARAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES
Fernanda Gabriela Rezende Casagrande

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


Os cursos de educação física na América Latina apresentam uma trajetória muito distinta. Apesar de a educação física ser identificada a priori como uma disciplina escolar obrigatória, há uma ampla área de intervenção na formação profissional. Tendo em vista estes diferentes processos históricos de consolidação dos cursos, este trabalho tem com objetivo comparar as matrizes curriculares e o perfil do egresso de um curso de educação física brasileiro e um curso colombiano. Ao analisar os curriculos dos cursos foi possível notar uma grande diferença principalmente na carga horária, que em todas disciplinas da Universidad del Tolima é maior, além disso é possível notar mais disciplinas específicas da área de esportes e educação na universidade colombiana, embora no IFSULDEMINAS contenha disciplinas de Docência para cada nível de ensino e a disciplina de handebol, que não estão no currículo colombiano, além de existir disciplinas para formação mais completa dos discentes. Com isso pode-se observar que pelo fato de na Universidad del Tolima o curso de Licenciatura em Educação Física tem um maior tempo de duração as disciplinas equivalentes tem uma maior carga horária do que no IFSULDEMINAS.

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