Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATENDER A LEI 10.639/2003
Ieda Maria Costa, Carla Helena Fernandes

Última alteração: 2016-11-10

Resumo


Nos anos 70 do século XX, o Movimento Negro, exigindo oportunidades educacionais igualitárias, passa a denunciar a escola como mecanismo de reprodução do racismo, aponta o currículo e a formação do professor como os elementos centrais para a construção de uma educação multirracial. Porém, nesse sentido, se questiona: a formação inicial dos professores para a Educação Básica tem se voltado a essa questão? De que forma tem atendido a essa solicitação? Como isso se presentifica nos Projetos Político Pedagógico dos cursos, em específico, nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia?  Esta pesquisa objetiva investigar os projetos pedagógicos e as matrizes curriculares de cursos de Pedagogia de instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas no sul de Minas Gerais. De abordagem qualitativa, a metodologia adotada é a pesquisa documental, com os seguintes procedimentos: levantamento e análise das propostas pedagógicas dos cursos e matrizes curriculares (fazendo-se uso de um instrumento de análise construído pela pesquisadora).

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