Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE BIOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Prática, Docência e Aprendizado
Melina Karla Arantes, Valdirene P. Costa, Leonardo H. T. da Silva

Última alteração: 2016-12-07

Resumo


O presente trabalho objetivou relatar uma aula prática e integrada entre estudantes do curso superior em Ciências Biológicas e alunos do Curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Essa atividade docente e integradora foi proposta na disciplina de Práticas de Ensino II do curso de Ciências Biológicas para que os graduandos tivessem uma prática da docência de Biologia em laboratórios científicos. Os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de aprender sobre Protozoários de Vida Livre, o uso adequado do Microscópio, analisar amostras de água que continham os protozoários e observar sua atividade biológica, principais características e locomoção. Ao final, os alunos do ensino médio fizeram uma atividade complementar que resultou em uma aprendizagem significativa e avaliaram a prática pedagógica como satisfatória. Conclui-se que é possível desenvolver uma aula que trabalhe a prática docente e o aprendizado de Biologia, mutuamente.


Texto completo: PDF