Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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DANÇAS CIRCULARES, RITMO E GÊNERO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Letícia Gonçalves Souza, Flávia Rodrigues Silva, Bruna Reis de Oliveira Nunes, Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão

Última alteração: 2016-10-14

Resumo


As danças circulares estão compreendidas entre um conjunto de danças que possibilitam a troca de experiências e o convívio social. A dança é reconhecidamente, um conteúdo importante a ser tratado nas escolas. O objetivo do trabalho foi de realizar uma experiência com as danças circulares no ensino fundamental, focalizando questões de gênero e o desenvolvimento de atividades rítmicas e expressivas. A metodologia utilizada foi a oficina pedagógica. Os procedimentos da intervenção foram divididos em: apresentação e contextualização das danças; apreciação rítmica; construção dos movimentos coreográficos e vivência/fruição das danças. Os resultados indicam que, as danças constituem importantes momentos de: compartilhamento das experiências pessoais e coletivas; promover contato humano; o trabalho com ritmo e expressões; reflexão sobre as questões de gênero e dificuldade de contato entre sexos. Concluímos que os professores devem buscar uma diversificação das estratégias pedagógicas e dos conteúdos, promovendo aprendizagens sociais fundamentais para os alunos.

Palavras chave: Danças Circulares; Educação Física; Intervenção


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