Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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A ÁNALISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Fiily Francisco

Última alteração: 2016-10-24

Resumo


Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) constituem a proposta curricular do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), que foi inserida nas escolas da rede pública mineira no Ensino Fundamental e Ensino Médio a partir de 2004. A criação deste modelo de currículo escolar se baseia na importância da aquisição de níveis de conhecimentos e as habilidades uniformizadas em todo o estado como garantia de um mínimo de qualidade. Este trabalho realizou uma análise documental da proposta curricular de Educação Física do Estado de Minas Gerais, apontando as principais concepções de EF presente e as implicações quanto ao trato pedagógico da disciplina. A metodologia utilizada neste trabalho baseia-se nos pilares de uma investigação do tipo documental baseado nas propostas atendidas por Pimentel (2001). Sobre a proposta curricular do CBC e as suas concepções de Educação Física percebemos uma aproximação do documento com os Parâmetros Curriculares Nacionais e o trato dos conteúdos da EF vinculados a uma ideia de cultura corporal proposto pelo coletivo de autores (SOARES et al, 1992; BRASIL, 1998).


Palavras-chave: proposta curricular, CBC, Educação Física Escolar, currículo.


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