Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AULA EXPOSITIVA ALÉM DA FORMA TRADICIONAL – análise de uma intervenção
Camila Lima Dias

Última alteração: 2016-09-12

Resumo


A forma como o professor atua dentro da sala de aula é o que direciona a apresentação dos conteúdos, por isso apesar de considerada antiga, a aula expositiva se bem utilizada, pode gerar bons resultados na aprendizagem, por esse motivo o presente estudo tem por objetivo mostrar que quando o método tradicional é trabalhado com auxílio de materiais tecnológico pode contribuir no processo de ensino aprendizagem mais efetivo. Partindo disso é que foram aplicadas duas aulas, em que o tema trabalhado foi Energia, as aulas foram realizadas na Escola Estadual Bueno Brandão (Ouro Fino/ MG) por três bolsistas do PIBID, com alunos do 8º ano do ensino fundamental na disciplina de Português. A partir dos resultados obtidos na atividade proposta aos alunos foi possível constatar a necessidade de uma maior incrementação da alfabetização científica no processo de ensino.

Texto completo: PDF