Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE
Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Patrícia Mônica Ribeiro, Carolina Costa Valcanti Avelino, Fernanda Ribeiro Borges, Livia Cristina Scalon da Costa, Wanessa Cristina Tavares Araújo

Última alteração: 2016-09-16

Resumo


O Conselho Nacional de Educação estabelece que, além de conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo da formação do enfermeiro, ficam os cursos obrigados a incluir no currículo o estágio supervisionado, sendo que o processo de supervisão dos acadêmicos no estágio deve ser realizado por professores supervisores enfermeiros, além da inclusão dos profissionais que atuam nas instituições, onde o estágio é desenvolvido. Diante disso, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, que teve como objetivo conhecer as percepções dos graduandos em enfermagem, matriculados no 1º semestre letivo de 2016, na disciplina Estágio Curricular Supervisionado, na área de Saúde coletiva por meio da Plataforma Moodle. Foram identificadas duas categorias analíticas: Processo Ensino-Aprendizagem na Plataforma Moodle e Uso da Metodologia da Problematização. Os resultados apontam que o ambiente virtual de aprendizagem e a Metodologia da Problematização facilitou a autonomia e o aprendizado dos alunos que fizeram uso desses recursos.


Texto completo: PDF