Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento Socioeconômico de Pouso Alegre
Júlia Gabriela Garcia Monticeli, Isaías Pascoal, Ronã Rinston Amaury Mendes

Última alteração: 2016-09-22

Resumo


Usando como base pesquisas disponibilizadas pelo IBGE e jornais regionais, pode-se notar que Pouso Alegre passou por uma mudança econômica muito significativa a partir da década de 70, em que ocorreu uma mudança na sua econômia, mudando de um municipio com economia baseada em atividades agropecuárias para um município com uma base produtiva industrial.

Dentre os principais fatores que levam o crescimento Pousoalegrense certamente está sua posição geográfica estratégica, porém o protagonismo dos prefeitos da cidades torna-se o principal fator, criando programas de incentivo e trazendo assim uma série de industrias de médio e grande porte para o município.

Pouso Alegre é atualmente o segundo município mais rico e mais populoso do sul de Minas, atrás apenas do município de Poços de Caldas, superando o PIB de Varginha após 2010, pois ocorreu em Pouso Alegre um alto investimento do setor industrial e comercial, devido a vindo do Serra Sul Shopping e a XCMG.

Em 2015 o IBGE estimou a população de Pouso Alegre em torno de 143.846 mil habitantes. Ocorreu um crescimento populacional  de 1991 a 2010 de 59%, valor muito acima da média nacional que foi de 2,23%, gerando uma série de demandas ao Poder Público como investimento em educação, saúde e infraestrutura.

Todos esses fatores cuminaram na transformação de Pouso Alegre de uma cidade meremente agrícola, para uma cídade industrial e referência na região do Sul de Minas.


Texto completo: PDF