Última alteração: 2016-09-05
Resumo
Este texto tem por objetivo compreender a relação entre a avaliação da aprendizagem realizada pelos(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre e a percepção dos(as) alunos(as) sobre elas. Como principal referência teórica, buscou-se fundamentação em Jo Boaler (2015) e suas ideias sobre a avaliação para mentalidades em crescimento. Como metodologia utilizou-se a aplicação de questionário nos(as) alunos(as) frequentes, utilizando a escala Likert e questões fechadas e abertas. As análises das assertivas mostraram que a forma como acontecem as avaliações da aprendizagem em curso de licenciatura tem um papel significativo na percepção dos(as) alunos(as) sobre o próprio curso. Sentem que elas classificam e desmotivam. Gostariam que os(as) professores(as) refizessem seu planejamento mediante os resultados. Também as percebem como importantes para descobrir em quais áreas precisam melhorar. Gostariam de receber um feedback sobre suas avaliações e ter a oportunidade de ver as correções. Assim, permanece o desafio de se efetivar um processo avaliativo conforme preconiza Jo Boaler, que seja para desenvolver mentalidades em crescimento e capaz de promover uma educação equitativa.