Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO NO SUL DE MINAS GERAIS
Wedson Guimarães Nascimento, Mariana Zuaneti Martins

Última alteração: 2016-10-19

Resumo


A proposta da educação de tempo integral ganhou força com o Plano Nacional de Educação (PNE). Nessa modalidade de ensino, o PNE ressalta a importância de um planejamento bem articulado com o Projeto Político Pedagógico da Escola. Diante disso, este artigo analisou a percepção da direção e do professor sobre o papel da educação física nesse contexto.  Para isso, realizamos uma análise documental e entrevista semiestruturada com a direção e professor de educação física de uma escola de tempo integral no Sul de Minas. Nesse processo identificamos que a proposta curricular da instituição não trabalha com a lógica do contra turno, apresenta uma preocupação na articulação entre as disciplinas obrigatórias e as complementares. No entanto, a educação física se mostrou muito abrangente, mas sem um objetivo concreto, variando entre distintas concepções pedagógicas, o que nos sugere que a disciplina nessa instituição ainda não tem um papel bem definido.

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