Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA: Uma Analise da Compreensão de Alunos do Ensino Fundamental Sobre Doenças de Veiculação Hídrica
NOÉLE APARECIDA SIMÕES

Última alteração: 2016-09-15

Resumo


 

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar a compreensão de alunos do 8º ano do ensino fundamental II, com relação a doenças transmitidas pela água, usando a perspectiva da alfabetização científica que visa desenvolver habilidades que os tornem capazes de interpretar, compreender e expressar questões relacionadas ao meio ambiente e ao seu cotidiano. Buscou-se trabalhar a questão interdisciplinar uma vez que a atividade foi aplicada em uma aula de língua portuguesa, cujos dados foram coletados e analisados com base na produção textual dos alunos durante a atividade. Através das análises, ficou evidente a compreensão e interpretação dos alunos sobre, as principais doenças transmitidas pela água, quando indevidamente tratada, juntamente com suas formas de prevenção, ficando claro que alcançaram objetivos almejados pela alfabetização científica, como o entendimento e posicionamento perante situações do cotidiano.


Texto completo: PDF