Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: um Relato de Caso de Muzambinho, Minas Gerais
Ricardo Júnior de Negreiros, Robson da Silva Oliveira, André Felipe Magalhães Silva, Flávia de Assis Bócoli, André Luiz Santiago da Silva, Pedro Henrico Gomes de Aquino, Erlon Charles Gomes de Aquino Junior, Sandra Helena Miranda, Aline Marques Del Valle

Última alteração: 2016-11-18

Resumo


O presente artigo visa relatar e descrever o processo de introdução da alfabetização digital nas salas de aula de três escolas municipais da cidade de Muzambinho, estado de Minas Gerais, Brasil. Partindo da criação do Projeto Aluno Digital, o qual está promovendo a inclusão de centenas de alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino na era digital, através de aulas de informática básica gratuitas, quinzenais, e com atendimento na própria escola de origem do estudante. Também agrega a obrigação de promover o debate e a reflexão sobre a realidade atual do público alvo na região, do estudante como sujeito e cidadão, ao explanar, quantificar, e esboçar dados sobre o contexto pertinente ao projeto, da perspectiva do estudante. É um estudo que fornece um background que ajuda a traçar novas medidas e ajustes voltados ao aperfeiçoamento do projeto, de modo a alcançar de forma eficaz o objetivo de capacitar os estudantes na utilização básica de um computador e deprocedimentos rotineiros na informática, numa região na qual tal oportunidade disponibilizada ao público alvo é escassa.

Texto completo: PDF