Tamanho da fonte:
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: um Relato de Caso de Muzambinho, Minas Gerais
Última alteração: 2016-11-18
Resumo
O presente artigo visa relatar e descrever o processo de introdução da alfabetização digital nas salas de aula de três escolas municipais da cidade de Muzambinho, estado de Minas Gerais, Brasil. Partindo da criação do Projeto Aluno Digital, o qual está promovendo a inclusão de centenas de alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino na era digital, através de aulas de informática básica gratuitas, quinzenais, e com atendimento na própria escola de origem do estudante. Também agrega a obrigação de promover o debate e a reflexão sobre a realidade atual do público alvo na região, do estudante como sujeito e cidadão, ao explanar, quantificar, e esboçar dados sobre o contexto pertinente ao projeto, da perspectiva do estudante. É um estudo que fornece um background que ajuda a traçar novas medidas e ajustes voltados ao aperfeiçoamento do projeto, de modo a alcançar de forma eficaz o objetivo de capacitar os estudantes na utilização básica de um computador e deprocedimentos rotineiros na informática, numa região na qual tal oportunidade disponibilizada ao público alvo é escassa.
Texto completo:
PDF