Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
MOOCs: Um Survey no Contexto do IFSULDEMINAS
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Marcelo Fassbinder, Ellen Francine Barbosa

Última alteração: 2016-09-15

Resumo


Cursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm promovido discussões no âmbito educacional e tecnológico, pois eles abordam novas perspectivas de ensino e aprendizagem no contexto virtual. Desde 2008, quando o termo foi usado pela primeira vez, o número de usuários aprendendo por meio dos MOOCs tem aumentado consideravelmente, no Brasil e no mundo. Entretanto, as suas origens e fundamentos ainda não são amplamente conhecidos. Com o objetivo de mapear o conhecimento da comunidade do IFSULDEMINAS sobre MOOCs, uma pesquisa do tipo survey foi conduzida. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de uma ação da instituição no sentido de promover o contexto no qual os MOOCs surgiram e vêm se desenvolvendo, bem como mecanismos adequados para que a comunidade do IFSULDEMINAS possa usar e, também, desenvolver esse tipo de curso.

Texto completo: PDF