Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EFICIÊNCIA DE UM BOILLER SOB CONDIÇÕES CONVECTIVAS SEGUNDO A LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON
Nathália Fernandes Telles Martins, Felipe Adan de Freitas dos Santos, João Vicente Zampieron

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


Diante da escassez dos recursos hídricos e dos altos custos dos combustíveis não renováveis, a energia solar tornou-se uma fonte alternativa, visando atender demandas de comunidades de baixa renda, destacando-se por ser abundante e renovável.

Considerando-o como fator de maior impacto em sua implantação, devido ao corpo interno ser constituído de cobre, inox com isolamento de poliuretano, trazendo alto custo no projeto final, foram montados boillers em bases retangulares com fundo estruturado, e comparados com o sistema comercial utilizando materiais de baixo custo. Medido então a quantidade de calor interno e retenção através de uma convecção forçada aplicada à Lei de Resfriamento de Newton correlacionando a transferência de energia térmica e os materiais utilizados. Verificou-se que os boillers construídos com materiais de matriz celulósica resultaram numa melhor retenção de calor mostrando viabilidade da integração do sistema em projetos construtivos com vistas à sustentabilidade.


Texto completo: PDF