Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Caracterização do perfil radial e uniformidade de distribuição do aspersor LF 2400™ com diferentes combinações de defletores e bocais.
Kamila Cristina de Credo Assis, Guilherme Serra Geraldo, Arionaldo de Sá Junior

Última alteração: 2016-10-06

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Hidráulica e Irrigação do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho, sendo realizada a caracterização do aspersor LF2400 da Rain Bird® , com o objetivo de avaliar a influência do uso de diferentes combinações de defletores e bocais, no desempenho técnico desse aspersor em relação ao perfil radial e uniformidade de distribuição quando submetido a pressão de serviço de 250 kPa. Os resultados obtidos foram avaliados através do Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) considerando espaçamentos de 12x12 metros . As melhores combinações observadas foram as que variaram os defletores vinho e verde e os bocais bege, laranja e roxo apresentando valores de CUC acima de 80%.  Nos demais ensaios o CUC encontrado não satisfez a classificação proposta como ótima para tal parâmetro.


Texto completo: PDF