Última alteração: 2016-10-09
Resumo
O Brasil está passando por um momento de incertezas e ajustes na economia. Alguns especialistas dizem que o melhor seria um controle sobre as finanças pessoais. O papel da escola neste cenário conturbado se torna essencial e assumir uma educação financeira que possa ao mesmo tempo identificar eventuais condutas que leve ao gasto excessivo e ao descontrole financeiro dos jovens e das famílias, se torna prioridade para um aspecto de educação geral. O presente trabalho é parte de uma pesquisa, em andamento, que tem por objetivo desenvolver critérios de intervenção, que possa ajudar tanto os jovens quanto as famílias alocadas no entorno do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Pouso Alegre, a entender melhor como desenvolver uma real educação financeira. O objetivo deste trabalho é apresentar o tema Educação Financeira na escola, desenvolver estratégias de intervenção que possam servir de parâmetros para trabalhar esse tema com alunos do ensino médio e trazer questões que possam influenciar ou não o indivíduo na dinâmica de poupar ou consumir determinados produtos.