Tamanho da fonte:
A MATEMÁTICA BÁSICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Última alteração: 2016-10-31
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as diferentes configurações presentes na formação de professores de Matemática no Brasil e Portugal com relação às disciplinas de formação matemática básica. Considerando a importância destas disciplinas para a formação e o futuro trabalho do professor, buscamos em projetos pedagógicos de curso e matrizes curriculares sua configuração, carga horária, ementas e objetivos. Entendemos que a experiência de intercâmbio estudantil em Portugal pode trazer contribuições a discussão, ao passo que traz uma configuração diferente na formação de professores daquele país. Com base numa pesquisa bibliográfica e documental analisamos as diretrizes curriculares de formação de professores e os demais documentos citados buscando mapear a localização destas disciplinas. Numa análise preliminar destacamos que as disciplinas parecem ocupar uma pequena carga horária específica nos semestres iniciais dos cursos e também uma carga horária implícita em disciplinas como estágio e metodologia de ensino.
Texto completo:
PDF