Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
SEQUENCIALIZANDO: Desenvolvimento de um Jogo de Orientação Temporal para Crianças Portadoras de Dislexia
Luiz Gustavo Reis e Silva, Felipe Matheus Barros Alves, Vania Oliveira Borges

Última alteração: 2016-09-03

Resumo


Com o avanço tecnológico, os dispositivos móveis trouxeram grandes benefícios para as pessoas. Os dispositivos móveis aliados à educação proporcionam uma nova forma de ensino, capaz de auxiliar e fazer com que os usuários adquiram competências de maneira genérica e muitas vezes inconsciente. Neste presente trabalho foi feita uma pesquisa exploratória, a fim de conhecer um pouco mais sobre o assunto dislexia e como os dispositivos móveis podem auxiliar os profissionais na detecção e tratamento desse distúrbio. De acordo com os estudos feitos, foi desenvolvido e testado um jogo com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes disléxicos a melhorar sua percepção temporal através de exercícios de sequencialização, através da ordenação das letras do alfabeto, contando com o auxílio de sons e vídeos com a pronuncia correta. O jogo foi desenvolvido para dispositivos móveis sob a plataforma Android, pois de acordo com a pesquisa, poucos aplicativos criados no meio acadêmico são voltados para a área psicopedagógica.

Texto completo: PDF